terça-feira, 19 de março de 2013

O meu Pai!


EVOLUIR agradece este texto para publicação

                                                                                 Daniel Vaz

Dei de caras contigo...
Foi a 27 de junho de 1976 que te conheci!
Mal saí para ver o mundo dei de caras contigo, e quase me afoguei na baba…
Não sabia ao certo quem eras, mas depois comecei a perceber tudo! Havia uma mama que me dava leitinho… e tu estavas sempre lá ao lado!
Pouco tempo depois comecei a ter outra perceção da realidade. Afinal aquela mama tinha uma mãe por trás a quem davas muitos beijinhos, e fazias palhaçadas para eu rir… Eu ria, mamava, voltava a rir, e voltava a mamar! Uma vida cansativa à qual tu adicionavas os beijinhos e os miminhos que me sabiam tão bem.
Ensinaste-me a cair....
Até que um dia fui para a escola!
Tinha que descrever o corpo, as casas e “outras coisas que não me apetece dizer agora…” mas tiveste muita paciência e ajudaste-me a crescer para vir a ser aquele menino que metia a mão na panela da sopa à procura das batatas e que fazia marcha atrás em direção a um balde de tinta!...
Adorava andar de bicicleta e tu ensinaste-me a cair… e a levantar-me também!
Muitas corridas deste atrás de mim, mas até certo ponto acho que era eu quem te punha em forma!



Mais tarde quis ser polícia e bombeiro. Mas quando me alertaste para os perigos dessas profissões, soube logo que o que queria era mandar apagar fogos e mandar prender ladrões! Ajudaste-me a crescer, a estudar e a ser quem sou hoje!
Hoje também sou pai!
Fizeste-te sempre notar nos momentos mais marcantes da minha vida!
Estiveste comigo no dia em que assustado acordava de uma operação, estiveste comigo quando soube que iria estudar em Coimbra, estiveste comigo quando tive sucesso e quando falhei. Estiveste comigo na minha despedida de solteiro e continuas a estar comigo a cada dia que passa… nem que seja para me arrumares a lenha ou cortares a relva!
Hoje também eu sou pai!
E tu avô, ou como tu próprio dizes, pai ao quadrado…
Faço com a minha filha o que aprendi de ti... Tomo-te como exemplo e julgo não ser mau pai.
Sou o seu herói tal como tu foste és e sempre serás o meu!
Por tudo isto e por muito mais, Feliz Dia do Pai!
PS – Este texto não pretende ser uma obra literária, somente um modesto testemunho daquilo que o meu pai foi, é e sempre será para mim. O meu Pai!


5 comentários:

  1. Fui, completamente, surpreendido e apetecia-me dizer, talvez, "outras coisas que não vou dizer agora..." que se tivesse tido oportunidade de observar o teu desempenho de "PAI", se isso tivesse sido possível, não tenho qualquer dúvida, de que muito aprenderia contigo. Parabéns, meu FILHO.

    ResponderEliminar
  2. José Luís, os sorrisos com que mimou o seu Daniel não levavam só baba. Levavam também o gene da escrita, chamem-lhe literária ou só de comunicação.
    Um bom dia para os dois e para todos os pais que o sabem ser, como vós.
    Obrigada Daniel, pela agradável e surpreendente colaboração. Aguardamos a próxima.

    ResponderEliminar
  3. Desta vez o Evoluir não deu as boas-vindas a um novo colaborador do blog - puxei dos meus pergaminhos e disse-lhe: não, desta vez, sou eu! Desta vez quero dizer a este nosso colaborador que "escrever" é mesmo isto, é fazer o que nos dita a nossa senibilidade e ter a coragem de a expôr. Se para mais nada servisse - e está ainda muito por se descobrir - este blog está a canalizar pessoas que querem transmitir aos outros aquilo que sentem, aquilo que vivem e aquilo que querem construir.
    Obrigado Daniel, temos muito orgulho em ter-te connosco e, como sempre, ficamos á espera de futuras colaborações.

    ResponderEliminar
  4. Fiquei muito feliz por ter outro companheiro de escrita; onde se transmite o que se sente, duma maneira sentida, vivida e amorosa. Parabéns Daniel. Que maneira tão bonita de se dizer a um pai o Amor que se sente.Parabéns ao Zé Luíspor mostra de Amor.

    ResponderEliminar
  5. Bom, bom,bom quem sai aos seus...
    Daniel é a 2ª vez que o vejo por aqui (se não estou em erro). É o começo?
    Espero bem que sim, a maneira como escreve encanta-me, porque a sua sensibilidade é extraordinária.
    Gostaria de o ler mais vezes.
    Obrigada

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...