sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

História de uma Margarida

© José Carreto Lages 

Margarida era uma rapariga linda, esculturalmente bela e insinuante. Quem a visse lembrar-se-ia, no mínimo, de um figo pingo de mel. Expedita e dada a enleios, frequentava o colégio das irmãs Doroteias, onde trazia em sobressalto os elementos diretivos. A sua beleza era unanimemente conversada entre os jovens.Tornou conhecida a rua e a casa da tia, onde a sua presença enfeitava e valorizava a habitação.

À hora da saída das aulas, era habitual juntar-se um grupo de estudantes mais atrevidos, para observá-la, dirigir-lhe piropos, acompanhar-lhe os gestos e os apelativos movimentos que a moldura da perfeição do corpo desenhava com generosa exuberância. Ela, sobranceira aos olhares, não se incomodava nada de ser  modelo da lúdica observação dos jovens que lhe dirigiam elogiosos galanteios  que lhe assentavam como luva na esteira concupiscente do funcionamento das suas virginais hormonas. O ajustamento das blusas que vestia sugeriam com evidência o contorno abonado da perfeição arredondada de dois seios bem firmes. Com o rosto ligeiramente ovalado, respirava  a exuberância e a perfeita saúde de um corpo perfeito, bem ataviado.

Tinha completado os dezoito anos e entre o aroma das tílias do parque aceitou a insistência do Lourenço em lhe permitir que a acompanhasse no caminho de acesso às aulas, com a condição de que a companhia cessaria antes da curva da rua que abria vista ao edifício do colégio. 

Lourenço, oriundo de família abastada e prestigiada, passou a ser a sua sombra. Andava todo concho. Sabia e sentia que era invejado pelos amigos que lhe adivinhavam o prazer de se tornar o garanhão escolhido. Exprimia-se com a Margarida em voz sussurrada, com
frases curtas, cheias de vírgulas, a soletrar um afeto que no fundo não existia. A menina cansou-se de decifrar o texto mal construído e colocou à relação um ponto e virgula.

Muito depois fazia-se acompanhar de outro jovem: Ernesto, funcionário de uma agência bancária. Trajando de fato escuro completo, de bom recorte foi aceite em graça. Ao passearem no parque da cidade, fortuitamente encontraram Miguel, outro jovem, gerente da mesma loja bancária. Ernesto, embora moído de risco, com reserva, teve que  apresentar o colega. A apresentação foi breve. Ernesto logo arrastou consigo a Margarida, quando julgou notar que entre ela e o Miguel se cruzara um certo olhar que lhe fez ascender uma centelha de ciúme.  

A Margarida chocou-se com o afastamento tão inusitado, interiorizando de imediato um grande ponto de interrogação. Miguel era jovem, com cerca de 26 anos, todo desenvolto, gracioso, com modos desportivos, levemente perfumados, vestindo calça clara e t-shirt de um azul leve como o azul da superfície da água da piscina do colégio.

Ernesto ao caminhar dava pequenos saltinhos como se em cada passo tivesse que ultrapassar um obstáculo no chão que pisava. Procurava ser simpático, muito delicado, sempre preocupado, olhando a beleza da Margarida com exaltação, avançando na conversa com demasiadas reticências.Já a imagem do Miguel deixara na Margarida um grande ponto de interrogação. E certo dia, fazendo parenteses na frase do Ernesto perguntou-lhe por Miguel.

- Foi promovido a diretor regional e agora está na agência distrital.

À resposta surgiu-lhe na mente a pergunta condicionada: e se ela fosse e procurasse pelo Miguel? Talvez ele a reconhecesse e lhe perguntasse o que fazia ali. Seria fácil justificar-se sem se comprometer, deixando no ar a dúvida que a presença suscitasse.Desembaraçou-se do Ernesto, dias depois, porque este, sabendo-a indefinida, lhe havia feito uma cena de exacerbado ciúme  quando ela aceitara passear abraçada a um primo.

E numa pausa, um jovem oficial militar ofereceu-lhe companhia com dois pontos conclusivos: primeiro casarem e depois partirem para as lindas e arenosas praias de Moçambique. Mas como lhe falou com voz exaltada, sem reticências, a Margarida recusou a autoridade, ademais tendo o pedido sido feito com voz de comando de guerra colonial. Margarida, desinibida de preconceitos, pôs os pés a caminho e ei-la na agência bancária distrital perguntar pelo Miguel.

O encontro aconteceu, com uma fidalguia de gestos, com palavras pronunciadas pausadamente por uma voz doce, que a seduziu. Passearam pelo jardim, colhendo flores e perfumes. O sonho estava a realizar-se.E no braço dele, ao fim do dia, acompanhou o Miguel à casa onde ele residia.

Ao transporem a porta, apesar da presença da Margarida, Miguel, com sofreguidão, deixou-se enlear pelos braços vigorosos de um robusto jovem, que o retinham longamente enquanto os corpos se tocavam e o Miguel repetidamente afirmava a desculpa que apesar da demora, não seria ela motivo de traição. 

E Margarida ao que viu e sentiu, partiu com a súbita tontura de uma grande exclamação e um decisivo ponto final.
José Carreto Lages ©2017,Aveiro,Portugal

6 comentários:

  1. De Idalinda Pereira recebemos o seguinte comentário:
    "Esta Margarida, além de ser bem desenhada, tinha um rosto que incendiava os olhos de qualquer jovem rapaz. Usando a sua inteligência, fez a prospeção das muitas ofertas e utilizou todos os sinais de pontuação para que a sua felicidade não se perdesse em pequenos desvarios. Obrigado pela partilha."

    ResponderEliminar
  2. De Maria Augusta Machado Oliveira recebemos o seguinte comentário:
    "Uma Margarida que soube utilizar, com mestria, todos os sinais de pontuação, para atingir a felicidade."

    ResponderEliminar
  3. De Júlia Sardo recebemos o seguinte comentário:
    "Texto lindíssimo e que me transportou aos anos em que realmente essas situações aconteciam. Parabéns ao autor."

    ResponderEliminar
  4. De Ró Vale recebemos o seguinte comentário:
    "E um final absolutamente inesperado!!!!!"

    ResponderEliminar
  5. De Prazeres Vaz recebemos o seguinte comentário:
    "Mas que DELÍCIA de texto.
    Ao iniciar a leitura, e porque se tratava da Margarida, ( nome da minha netinha ), fui procurando com avidez os pontos que se seguiriam.
    Mas, o ponto final chegou e com ele uma moderada melancolia do pano se fechar.
    Muito bom.
    ADOREI."

    ResponderEliminar
  6. Lindíssimo. Pontuação adequada. Singular e comum ao mesmo tempo, esta estória. Única na forma de relatar... por isso cativante.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...